top of page
6.png

CIRURGIAS DA MAMA

Ícones Dioga.png
Ícones Dioga_edited.png

Talvez aqui esteja a minha maior e melhor atuação: as técnicas cirúrgicas mamárias. Quando avaliamos a mama, diferentes procedimentos podem ser utilizados para um diagnóstico preciso e minimamente invasivo.

AGULHAMENTO
Esta técnica está indicada quando existe uma lesão na mama que foi vista na mamografia ou ecografia, mas não é palpável. Trata-se de uma sinalização pré operatória do local que se encontra esta alteração.

Como é feito o agulhamento?
       1) É um procedimento guiado por ecografia ou mamografia 
       2) Feito com anestesia local 
    3) Uma agulha é introduzida até o nódulo ou conjunto de microcalcificações, para que possamos identificar posteriormente na cirurgia 
       4) É feito no dia da cirurgia ou um dia antes



LINFONODO SENTINELA
Aqui, o objetivo é identificar onde há drenagem linfática em caso de lesão maligna da mama. O linfonodo (íngua) sentinela atua como um marcador importante para avaliarmos a presença de metástases (quando há progressão das células cancerígenas para além da mama).


SETORECTOMIA
Alguns casos de lesão mamária podem ser tratados de forma muito efetiva removendo-se apenas uma porção da mama, sem a necessidade de uma mastectomia radical. É uma cirurgia muito interessante, pois conseguimos tratar com sucesso o tumor e ainda preservar a anatomia mamária.


NODULECTOMIA
Utilizamos esta técnica nos nódulos de mama benignos, assim há a possibilidade de retirar apenas a nodulação, sem causar deformidades maiores na anatomia mamária. Nem todos os nódulos de mama precisam ser retirados, mas quando há necessidade, este procedimento é uma excelente opção.



MASTECTOMIA
Conforme o estadiamento (tamanho, grau e extensão) da lesão tumoral, há necessidade de removermos a mama por completo, para que haja sucesso oncológico. Talvez seja a cirurgia mais difícil que realizo, não só pelos aspectos técnicos mas também pela aceitação da paciente. Nunca é fácil para uma mulher precisar operar uma parte tão linda e cheia de significado como a mama. Para fazer o melhor atendimento, a melhor cirurgia e o melhor acolhimento é que me preparo e procuro evoluir dia a dia.


RECONSTRUÇÕES PLÁSTICAS
Não importa a idade tampouco a sexualidade, a possibilidade de reconstruir uma mama após uma mastectomia é primorosa. Com técnicas cirúrgicas de ponta, minúcia e cuidado, hoje conseguimos ótimos resultados estéticos que ajudam muito na recuperação da auto-estima das minhas pacientes.



Saiba mais sobre:

bottom of page